27/08/2014 | CNT Investimentos na recuperação e ampliação da malha precisam somar R$ 278,7 bilhões, 22 vezes mais que os recursos aplicados nos últimos sete anos. A malha ferroviária brasileira hoje tem aproximadamente 29 mil km, a mesma extensão que o Brasil possuía em 1922. E, enquanto a infraestrutura não evoluiu, a demanda pelo modal não para de crescer. Conforme dados do setor, a movimentação de cargas pelas estradas de ferro teve alta de 94% entre 1997 e 2013, passando de 253,3 milhões de toneladas para 490 milhões. E até 2016, o incremento deve ser de 12,5%, totalizando 550 milhões de toneladas. Para dar resposta a esse crescimento e garantir eficiência à logística no país, a CNT aponta que é necessário quase duplicar essa malha, com a construção de mais 25,4 mil km de vias férreas. Desses, 1,6 mil km corresponde ao TAV (Trem de Alta Velocidade) que, conforme a entidade, deve ligar Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP). “É uma infra
O blog dos blogs. Notícias políticas, polícia e Saúde.