Pular para o conteúdo principal

Idesf pede melhorias para áreas de fronteira e cita Tabatinga, no AM

O município de Tabatinga, no Amazonas, faz fronteira com a Colômbia. Foto: Raimundo Valentim/ Acervo DA
 
Entidade entregou carta aos candidatos à Presidência
 
sábado 18 de outubro de 2014 - 7:30 AM
Geraldo Farias / portal@d24am.com
 
Manaus - O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) entregou aos dois candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), uma carta com propostas para melhorias nas cidades de fronteiras do Brasil, em que cita o município de Tabatinga, no Amazonas.
 
A entidade aponta que as cidades de fronteira são as principais portas de entrada do tráfico de drogas e contrabando de armas e produtos ilícitos.
 
O Amazonas faz fronteira com a Colômbia, Peru e Venezuela, sendo em Tabatinga a fronteira com o território colombiano.
 
O instituto, que tem um ano de fundação, preparou a carta, após realizar, na semana passada, em Foz do Iguaçu, no Paraná, um seminário sobre o tema das fronteiras no País. Foram entregues aos candidatos 13 propostas, que incluem o fortalecimento e a valorização dos órgãos públicos nas fronteiras.
 
O presidente do Idesf, Luciano Barros, explica que para chegar a estas propostas elaborou uma pesquisa com base em dados de 2012 sobre as cidades de fronteira.
 
Segundo ele, existe muita dependência dessas cidades em recursos dos governos estaduais e federal.
 
"A maior preocupação é essa dependência, pois mostra que essas cidades não possuem economia interna, não conseguem empregar as pessoas, o que causa a ida para o tráfico", explicou.
 
A pesquisa mostra as cidades de fronteiras que possuem taxas de homicídios maiores que as taxas do País. Enquanto que a média nacional por 100 mil habitantes é de 36,93%, em mais de dez cidades essa taxa é maior.
 
O município de Coronel Sapucaia (MS) é o com a maior taxa de 112,25%, a cidade de Tabatinga (AM) esta na sétima posição com 51,43% de homicídios.
 
Para Luciano Barros, devem ser definidas políticas públicas, para que estas regiões possam se desenvolver tanto economicamente e socialmente.
 
Ele disse que ainda não entregou carta aos candidatos eleitos ou que concorrem ao segundo turno das eleições para os governos do Estado, mas que, no futuro, fará essa parceria com os governos estaduais.
 
"Infelizmente, não entregamos cartas aos candidatos aos governos estaduais, mas é necessária essa parceria com eles, por ser um trabalho conjunto, no qual os governadores têm de saber as dificuldades dos municípios, para as soluções", disse Luciano Barros.
 
Fonte: http://new.d24am.com/noticias/politica/idesf-pede-melhorias-para-areas-fronteira-cita-tabatinga/122229 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira Vídeo Completo Sem Cortes de Prisioneiro Sendo Morto Esmagado por Tanque de Guerra na Síria:

ATENÇÃO! CENAS FORTES. NÃO RECOMENDADO PARA PESSOAS MENORES DE 18 ANOS. IMAGENS CHOCANTES! Para ver esse vídeo acesse o link  https://www.ofimdostempos.com/estado-islamico-ei-isis/batalha-na-siria/2015/10/26/video-estado-islamico-isis-ei-mata-homem-esmagado-com-tanque-de-guerra/

Ministério Público pede bloqueio de bens de Lula

Por uso de dinheiro público para promoção pessoal O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília pediu à justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula da Silva, a quem acusa de improbidade administrativa por ter usado verba pública com claro intento de promoção pessoal. 23 Fevereiro 2011 Por:Domingos Grilo Serrinha, Correspondente no Brasil O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente. A acção interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula. A missiva avisava os reformados que um convénio estabelecido entre a Segurança Social e o até então desconhecido Banco BMG lhes permitia a partir de então pedirem empréstimos a juros baixos e sem qualquer bu