Homem preso em operação da PF é encontrado morto em presídio de Manaus

CDPM fica localizado no Km-8 da BR-174 Foto: Sandro Pereira

Jair Armando dos Santos Martins, 26, estava há menos de 24 horas no  Centro de Detenção Provisória.

Jucélio Paiva / portal@d24am.com


Manaus - Menos de 24 horas depois de dar entrada no Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM), no Km 8 da BR-174, o detento Jair Armando dos Santos Martins, 26, foi encontrado morto enforcado com uma corda e com marcas de agressão física, na manhã do último sábado.
De acordo com a delegada da Polícia Federal Jeanie Tufureti, o detento era um dos 11 presos da operação 'Dirty Cash' (dinheiro sujo em português), deflagrada na última quinta-feira, que desarticulou parte de  uma quadrilha formada por brasileiros e estrangeiros, que atuavam no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro na tríplice fronteira (Brasil/Peru/Colômbia). 
O coronel Louismar Bonates, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), confirmou que o detento deu entrada na unidade prisional, na sexta-feira, encaminhado pela PF. "Abrimos uma sindicância para apurar o caso, mas a causa da morte somente a perícia técnica da polícia pode afirmar", disse.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, Jair foi encontrado no pavilhão 4 do CDPM. Segundo a assessoria, o local onde o presidiário foi encontrado é acessado por mais de 200 detentos que cumprem pena no local.
Segundo a delegada da PF, Jeanie Tufureti, Jair atuava como transportador de drogas da quadrilha, presa na última quinta-feira, durante a operação, que foi deflagrada nas cidade de  Tabatinga, Tefé, Coari, Coari e Manaus. "O Jair estava ligado a rede de traficantes que atuava na região do Alto Solimões", disse.
De acordo com a delegada, as investigações da operação 'Dirty Cash' inciaram em 2012, com a apreensão de mais de 500 quilos de cocaína e cerca de R$  1 milão (entre moedas nacional e estrangeira). Segundo a delegada, outros 16 suspeitos ainda estão foragidos.
Durante coletiva realizada em Manaus, na tarde da última quinta-feira, o superintendente da PF, Marcelo Rezende, informou que o objetivo da operação era combater o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, e evasão de divisas (enviar dinheiro ao exterior sem declarar à Receita Federal, nem pagar impostos). 
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Delegacia Especialziada em Homicídios e Squestros (DEHS) abriu um inquérito para investigar a morte do detento.
Fonte: http://new.d24am.com/noticias/amazonas/homem-preso-operacao-encontrado-morto-presidio-manaus/128531

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem