Grandes empresas não querem Tabatinga

14 de maio de 2013 12:07 pm

Hoje conversando com um velho amigo, de longas datas, que está a
passeio em nossa região e que hoje é empresário bem sucedido no ramo
do cosmético e produtos de beleza em Manaus, fiquei surpreso com a
capacidade que ele tem de analisar o panorama de forma macro.
Critiquei de início, mas após nossa conversa fui tomar um café, na
mesma praça colombiana ao mesmo som dos periquitos, e vi que eu não
estava enxergando o panorama completo como meu amigo viu.

O ponto alto de nosso questionamento foi quando o companheiro falou
sobre nossa total desorganização e falta de senso comum. Ele disse: "
…nenhum grande empresário investe em Tabatinga, pois logo ao montar
sua loja se depara com um monte de peruano e colombiano do outro lado
da rua vendendo na metade do preço, sem impostos, com aval das
autoridades que nada fazem. O pior, amigo, é ver que os a colombianos
colocam o cambio ao preço que acham conveniente para eles e nós
brasileiros, acostumados a dar o ouro ao bandido, aceitamos tudo
caladinho".

Só Deus sabe 0 quanto fiquei nervoso na hora, me senti ultrajado com o
comentário que, segundo minhas próprias palavras, tachei de infelizes
e, completei "as coisas estão mudando esse seu pensamento é de
antigamente". Antigamente?, depois percebi que eu que estava arcaico.

Mas sendo bem breve posso dizer que comemos mesmo na mão dos
colombianos, somos como cachorrinhos que se contentam com o osso e as
migalhas, é nosso DNA. Nós não somos a 7ª economia mundial, o Brasil
é. Se formos analisar bem a fundo somos muito mais peruanos e
colombianos que propriamente brasileiros. Gostamos de musica
colombiana, gostamos de michelada, de uma cristal, uma arepa, todas
las comiditas colombianas nos agrada e viajar sem tentar passar o cd
pirata de vallenato não é viajar.

Deu para perceber? a única coisa que nos diferencia dos estrangeiros
são nossas bolsas do governo federal e nosso CPF, bom esse último já
tem estrangeiro "gabando" propriedade.

O meu amigo faz questão de 2 vezes por ano visitar Tabatinga, não para
fazer compras em Letícia, ele vem para rever os amigos que deixou e
respirar um pouco de ar puro nessa terra que, ainda, pertence ao
Brasil. Infelizmente ele leva em seu retorno duas coisas que não tem
preço: a vontade de investir em Tabatinga e o sonho de muitos jovens
em ter um emprego de verdade.

Fonte: http://aiau.com.br/grandes-empresas-nao-querem-tabatinga/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem