Campanha Nacional dos bancários ganha as ruas e desvenda truques dos bancos para aumentar lucros

08/08/2012

Com bom humor, criatividade e irreverência, campanha desmascara as
mágicas dos bancos para reduzir custos com arrocho e demissões
Escrito por: Contraf/CUT
A mídia da Campanha Nacional dos Bancários 2012, com o slogan "Chega
de truques, banqueiro", ganhou as ruas nesta quarta-feira (1º) em São
Paulo, Brasília e Belém. Também já está nos sites, blogs, jornais e
revistas de sindicatos e federações de todo país, desmascarando com
bom humor, criatividade e irreverência as "mágicas" dos bancos para
reduzir custos e aumentar ainda mais os lucros.

O mote é resultado de quatro reuniões específicas promovidas pela
Contraf-CUT e abertas à participação de dirigentes do Comando
Nacional, diretores de comunicação e profissionais de imprensa de
sindicatos, federações e Fenae. A mídia foi apresentada pela primeira
vez na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, pelo
secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Truques

Truques são usados todos os dias pelos bancos para iludir
funcionários, clientes e sociedade. Os bancários sofrem com o assédio
moral para bater metas abusivas, o "desaparecimento" de bancários
através de demissões, a redução da massa salarial por meio da
rotatividade, a insegurança por falta de mais investimentos em medidas
de prevenção contra assaltos e sequestros, e as maquiagens e os
provisionamentos de balanços para pagar PLR menor, dentre outros
truques.

Os clientes também são iludidos, como a venda casada de produtos, o
esconde-esconde dos pacotes gratuitos de tarifas, o anúncio de redução
de juros que seguem os mais altos do mundo, as filas intermináveis por
falta de mais funcionários, a bancarização com atendimento precário e
inseguro, dentre outros truques.

A sociedade também é enganada com campanhas de marketing prometendo
responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, mas é um
dos setores que menos gera empregos, não barateia o crédito, quer
lucro fácil e sem riscos e quase não oferece contrapartidas sociais.

"Essa mídia possibilita, por um lado, desvendar as cobranças que os
bancários sofrem diariamente no trabalho e desmascarar os abusos
contra os clientes e usuários e, por outro lado, permite divulgar as
reivindicações da Campanha Nacional e dialogar com a sociedade,
pressionando os bancos para que atendam as demandas da categoria e
melhorem o atendimento e a prestação de serviços para a população",
destaca Ademir.

M de Mobilização

Para tanto, os bancários poderão chamar o Mister M, M de Mobilização,
para mostrar a força da unidade nacional e organizar atividades de
pressão sobre os bancos em todo país, a fim de arrancar novas
conquistas econômicas e sociais.

"Tenho certeza de que essa mídia vai ajudar os sindicatos no diálogo
com os bancários, os clientes e a sociedade, fortalecer a unidade
nacional da categoria, pressionar os bancos e contribuir para
potencializar a mobilização em todo país", avalia o diretor da
Contraf-CUT.

Construção democrática e participativa

A presente mídia é uma construção democrática e participativa, a
partir de propostas criativas das entidades. A ideia original foi
trazida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo e a imagem foi
criada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília. As peças da campanha
foram produzidas por Alexandre Rolim, da Fermento Design, uma parceria
de muitos anos com os bancários.

Participaram das reuniões dirigentes e profissionais de comunicação da
Contraf-CUT, Fetec-PR, Fetec-SP, Feeb SP-MS, Feeb RJ-ES, Fetec
Centro-Norte, Feeb BA-SE, Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Rio
de Janeiro, Brasília, Curitiba, Campinas, Florianópolis, Bahia,
Pernambuco, Mato Grosso, Piracicaba e ABC, além da Fenae.

Fonte: http://www.cut.org.br/acontece/22424/campanha-nacional-dos-bancarios-ganha-as-ruas-e-desvenda-truques-dos-bancos-para-aumentar-lucros

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