Concessão de aeroportos, um verdadeiro angu de caroço! (2)

01/05 - SINA
Governo nega exigência de troca de operadores de aeroportos

Por Anna Flávia Rochas para Reuters Brasil

O governo negou que esteja exigindo a troca dos operadores de
aeroportos nos consórcios que venceram os leilões por terminais
leiloados este ano, mas disse que a busca de novas parcerias pelas
empresas dos consórcios vencedores poderia se reverter em melhoria da
qualidade dos serviços prestados.

Reportagem do jornal Valor Econômico desta segunda-feira, 30/04,
afirma que o governo exigirá a troca dos operadores que integram os
consórcios que venceram a licitação para administrar os aeroportos de
Guarulhos, Brasília e Viracopos, já que os vitoriosos não teriam
experiência de gestão de aeroportos de grande porte.

"É improcedente a informação de que o governo exigirá a troca dos
operadores aeroportuários que compõem os consórcios vencedores do
leilão de licitação", informou a Secretaria de Aviação Civil (SAC), em
nota.

A SAC lembra, porém, que "as regras do processo de concessão permitem
que os consórcios vencedores busquem novas parcerias com o objetivo de
fortalecer ou modernizar os projetos de infraestrutura e gestão desses
aeroportos."

"O governo avalia que as possíveis iniciativas dessas empresas nesse
sentido vão se reverter na melhoria da qualidade dos serviços
prestados aos usuários do transporte aéreo no Brasil", acrescentou a
SAC.

O texto reafirma a posição do governo de ser rigoroso ao cobrar
qualidade e eficiência das empresas que serão responsáveis pela
modernização e expansão dos terminais.

"Os contratos a serem assinados com os concessionários desses
aeroportos contemplam metas de qualidade e de eficiência na prestação
dos serviços ao público que serão rigorosamente acompanhadas e
fiscalizadas pelo Estado."

A celebração dos contratos de concessão está prevista para o dia 25 de
maio, depois que o resultado do leilão foi homologado pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) em 5 de abril.

No leilão, ocorrido em fevereiro, a Invepar, a sul-africana ACSA e a
UTC Participações ficaram com o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O
consórcio Aeroportos do Brasil, composto por Triunfo Participações e a
francesa Egis Airport, venceu a disputa pelo aeroporto de Viracopos,
em Campinas.

O de Brasília ficou com o consórcio Inframérica, formado pela Engevix
e pela argentina Corporación América. Leia +

Fonte: http://www.sina.org.br/turbulencia/

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