A problemática do lixão de Tabatinga

Por: Bocas e Notícias

Fotos: CG

 

Tabatinga (AM) - O lixão municipal de Tabatinga (AM) localiza-se na Rua Manoel Tananta, Bairro Santa Rosa, distante 4,2km do Aeroporto Internacional de Tabatinga e aproximadamente 2,5Km do centro da cidade, em um espaço de mais ou menos de 800m2. O lixo é depositado de maneira aleatória com dimensões de 500m3, atualmente em 2.014 a coleta de lixo é feita quase todos os dias e a cidade está engolindo o lixão com casas que estão sendo construídas a menos de 500 metros, com o lixo sendo depositado à margem da rua antes de chegar na área propriamente dita do lixão.

 

Sob os mais variados riscos, pessoas acampam dentro do lixão, e correm desesperadamente, disputando junto com os urubus, ao caminhão de coleta quando chega para conseguir o que há de "melhor" no lixo que chegou. O mal cheiro do lugar é extremamente carregado, ficando impregnado na pessoa por um bom período depois da saída do local.

 

É considerado um problema para aviação do local por estar muito perto do Aeroporto de Tabatinga em Área de Segurança Aeroportuária (ASA), ocasionando risco para a navegação aérea e a segurança dos voos por atrair aves, principalmente urubus.

 

Em 2013 a Prefeitura Municipal de Tabatinga foi condenada pelo MPF, com o prazo de 8 meses,  a cercar adequadamente todo o perímetro do lixão, de maneira a evitar a passagem de animais e pessoas. Além disso, deveria ser instalado um portão de entrada provido de guarita, a fim de viabilizar o controle de acesso ao local.

 

Fontes:

http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=629&class=09

 

http://trf-1.jusbrasil.com.br/noticias/112339705/justica-federal-condena-o-municipio-de-tabatinga-a-adotar-politica-publica-para-tratamento-adequado-do-lixo

 

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/11/justica-condena-municipio-do-am-tratar-aterro-sanitario-por-risco-aviario.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem