Dilma é contra Dilma ?

17/6/2013 18:10
Por Rui Martins, de Genebra

O jornalista esportivo da televisão suíça pouco antes do término do
jogo vencido pelo Brasil, em Brasília, estava encafifado – não
entendia por que a presidenta Dilma tinha sido vaiada pelo público na
solenidade de abertura.

"O estádio com o nome do grande jogador Garrincha é novo,
tecnologicamente o mais moderno no mundo, e está sendo oferecido ao
povo, e por que o povo vaia a presidenta ? É, na verdade, ela não tem
carisma!"

Ué, pensei, será que isso é ainda consequência da política suicida da
presidenta Dilma, contada aqui por mim, neste site, há quase um ano,
dando conta de um evidente distúrbio psicológico na presidenta, pelo
qual premia a mídia que critica seu governo e dá uma banana para os
jornais e revistas a seu favor ?

Há um problema de síndrome aí, o de preferência pelo inimigo. Não sou
eu quem possa solucionar, mas os que com ela convivem no dia a dia, na
Casa Civil, poderiam tentar alguma coisa, antes de acontecerem novas
vaias, cada vez mais perigosas por serem próximas das eleições
presidenciais.

Embora vivendo no Exterior tenho testemunhado, nestes três anos, uma
campanha insidiosa da grande mídia contra o governo, contra a
presidenta Dilma, contra o PT, sem existir um retorno favorável, uma
defesa, uma resposta no mesmo volume.

Ora, diante do grande circo das denúncias, cotidiano e insistente, mas
sem resposta, acaba ficando alguma coisa, no subconsciente do povo.

Na coluna Governo financia a direita Clique aqui, reproduzida
amplamente pela miserável mídia de esquerda e por seus blogs, que
funcionam gratuitamente, levantava a questão do porquê do governo
Dilma se negar a dar, pelo menos um pouco de sôro, à mídia alternativa
de esquerda, já que Brasil de Fato, Caros Amigos (ainda existe?) e
Correio do Brasil são praticamente ignorados pelo governo, na
distribuição das verbas de publicidade a pretexto de terem poucos
leitores… Ora, têm pouco leitores justamente porque não dispõem de
condições para competir com Folha, Globo, Estadão.

A responsável por essa partilha de publicidade, favorecendo sempre a
mídia de direita contra a mídia nanica de esquerda, é Helena Chagas,
sempre ao lado da presidenta nas excursões ao Exterior. Ela é a prova
viva da síndrome.

Não vou transcrever a coluna de setembro do ano passado, mas alguém
com mais tato que eu, deve enfim ter peito para dizer à presidenta que
se isso não mudar, sua reeleição pode ir pro brejo.

O baixinho Getúlio foi extremanente esperto ao financiar Samuel Wainer
e sua Última Hora e mesmo assim não conseguir evitar a campanha
desfechada contra ele, a pretexto – o tema é sempre o mesmo – de
corrupção no governo.

Acorde presidenta Dilma se não quiser passar outros vexames como os
vividos em Brasília. É preciso elaborar e implementar uma verdadeira
política de apoio junto à mídia de esquerda. Não será preciso que
torçam os fatos, nem que existam conselhos de jornalismo querendo
enquadrar quem for contra o governo. Tudo pode ser feito de maneira
transparente entro das regras democráticas, sem continuar favorecendo
uma mídia adversária já mais que favorecida.

Se não é suicídio é automasoquismo. Aqui na Europa, a mídia de
esquerda não tem tratamento preferêncial, mas igualitário. Aí no
Brasil, a preferência é sempre para a mídia de direita. Ora, num
governo de esquerda isso se torna incompreensível. (Publicado
originalmente no site Direto da Redação)

Rui Martins, jornalista, escritor, correspondente em Genebra.

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/noticias/opiniao/dilma-e-contra-dilma/619719/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130618

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