Tabatinga receberá R$ 2 milhões para a área de segurança

O valor será gasto em equipamentos que auxiliarão as operações e investigações policiais no Centro Integrado de Segurança Pública e Socorro de Fronteira (Cisp)

O município de Tabatinga (localizado a 1.116 quilômetros de distância de Manaus) deverá receber até o mês de outubro R$ 2 milhões que será investidos na área de segurança. O valor será gasto em equipamentos que auxiliarão as operações e investigações policiais no Centro Integrado de Segurança Pública e Socorro de Fronteira (Cisp), conforme o previsto no Plano Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron), criado pelo Governo do Estado.

O Cisp reúne equipes das polícias Militar e Civil, Detran e Corpo de Bombeiros, além de órgãos da Secretaria de Segurança pública (SSP-AM), como a Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai) e o Centro Integrado de Operações (Ciops).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, recentemente o Cisp Tabatinga foi contemplado com equipamentos, armamentos e viaturas, como motocicletas, aparelhos de DVD e GPS, notebooks, câmeras fotográficas digitais, coletes salva-vidas, impressoras multifuncionais, microcomputadores, e material específico para as áreas de perícia e inteligência.

Vital afirmou que a previsão é enviar até outubro os demais equipamentos adquiridos para o Cisp, como algemas, balanças de perícia, filmadora digital, lanternas táticas, munições e armas (pistolas, espingardas, submetralhadoras e metralhadoras). "Estamos equipando nossos policiais para que atuem na prevenção e repressão de crimes nas fronteiras do Estado, conforme previmos no Esfron. Pela primeira vez teremos nos municípios de fronteira escritórios de perícia e de inteligência, fundamentais para a investigação de crimes típicos dessas regiões", disse o secretário.

Além do Cisp, Tabatinga também conta desde o ano passado com a Força Integrada de Resposta Rápida, formada por 15 servidores das polícias do Estado e Corpo de Bombeiros. As ações são realizadas com recursos de parceria entre os governos Federal e do Amazonas, via SSP.

Redução de crimes

Dados estatísticos da SSP-AM dos primeiros três meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2012, apontam a redução na criminalidade no município de Tabatinga, região da tríplice fronteira do Brasil com Colômbia e Peru. O principal resultado está nos casos de homicídio, que caíram 142%. Foram sete ocorrências neste ano, contra 17 no ano passado.

O secretário Vital disse que a SSP-AM trabalha na execução de três convênios com o Governo Federal especificamente para a instalação do Esfron nos municípios de fronteira e divisa do Amazonas. "Além disso, o governador incluiu Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Boca do Acre no programa Ronda no Bairro Interior. Esses municípios também terão bases do Esfron. Ou seja, nossa fronteira estará bem mais guarnecida por nossas polícias", afirmou.

* Com informações da assessoria da SSP

 

Fonte: http://acritica.uol.com.br/noticias/Manaus-Amazonas-Amazonia-Tabatinga-recebera-milhoes-seguranca_0_928107219.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem