Desempregado: Aonde vou procurar emprego?




Por: Carlos Gossel


Tabatinga anualmente forma muitos doutores e técnicos em suas escolas técnicas e universidade, e sofre com uma grande migração de ribeirinhos para a nossa cidade.


Sofremos de um grande problema, o desemprego, pois o mercado de trabalho não absorverá todos esses doutores e técnicos, e nem os ribeirinhos.

A cidade não possui nem classificados de empregos que dê uma direção aonde procurar emprego. Também não possuímos banco de empregos, e se houver não é significativo para nossa cidade. Concursos públicos são em ano e ano e com vagas limitadas. E finalmente, aguardar obras dos governos que são realizadas periodicamente em nossa cidade.

Aqui ainda não temos a cultura de apresentar ou receber currículos, e dificilmente alguém é contratado simplesmente por que apresentou o currículo, e quando é contratado o contratante já o conhecia e somente necessitava do currículo para colher a documentação.

Tabatinga não possui nenhuma indústria que crie empregos para nossa região. Um representante do SEBRAE em entrevista à rede Amazônica comentou que nosso município não tem condições de receber indústrias em virtude de possuir sistema elétrico precário.

A única chance de conseguir emprego é na famosa “peixada” (indicado por um amigo ou parente, onde também há casos de nepotismo), ou simplesmente o disse-me-disse, mas conhecido como jornal cipó, são os modos mais utilizados em nossa região.

Desempregado: Aonde vou procurar emprego?

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem