Índios gays são alvo de preconceito no AM

28 julho, 2008

Matéria de Katia Brasil, da Agência Folha, sobre o grupo de índios do
Amapá que assumiu a homossexualidade e sofre preconceito e violência
de todos os tipos. Muito boa a reportagem. Muito triste a constatação.

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Entre os índios ticuna, a etnia mais populosa da Amazônia brasileira,
um grupo de jovens não quer mais pintar o pescoço com jenipapo para
ter a voz grossa, como a tradição manda fazer na adolescência, nem
aceita as regras do casamento tradicional, em que os casais são
definidos na infância.

Esse pequeno grupo assumiu a homossexualidade e diz sofrer preconceito
dentro da aldeia, onde os gays são agredidos e chamados de nomes
pejorativos como "meia coisa". Quando andam sozinhos, podem ser alvos
de pedras, latas e chacotas.

Três ticunas da aldeia Umariaçu 2, na região do Alto Solimões, em
Tabatinga (1.105 km de Manaus), contaram para a Folha como é a vida
dos homossexuais indígenas na fronteira com a Colômbia e o Peru.





A população ticuna no Alto Solimões soma 32 mil índios. Na aldeia
Umariaçu 2, que fica no perímetro urbano de Tabatinga, vivem 3.649
índios ticunas, 40% com menos de 25 anos. Entre esses jovens, pelo
menos 20 são conhecidos como homossexuais assumidos.


Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), há registros de gays
também nas aldeias de Umariaçu 1, Belém do Solimões, Feijoal e
Filadélfia.

"Isso é novo para a gente. Não víamos indígenas assim, agora rapidinho
cresceu em todas as comunidades. São meninos de 10, 15 anos", disse
Darcy Bibiano Murati, 40, que é indígena da etnia ticuna e
administrador substituto da Funai.

Marcenio Ramos Guedes, 24, e seu irmão, Natalício, 22, pintam o cabelo
e as unhas e fazem as sobrancelhas. Trabalham como dançarinos em um
grupo típico ticuna que se apresenta nas cidades da região.

Marcenio diz que brigava muito com o pai e que saiu de casa aos 15
anos. "Fui para Tabatinga trabalhar como "empregada doméstica". Eu
fazia comida, passava roupa, lavava."

Ao voltar para casa, uma construção de madeira com dois cômodos, onde
mora com quatro dos sete irmãos e os pais, Marcenio resolveu cuidar
dos afazeres domésticos. O grupo de dança foi criado em 2007, com
apoio da família.

"Não sofro discriminação por dançar, todo mundo respeita, assiste.
Sofro preconceito [de outros jovens] na aldeia. Se falo alguma coisa,
querem me bater, jogar pedra, garrafa."

Natalício diz que tem medo de andar sozinho. "Vou sempre com um colega", afirma.

O ticuna Clarício Manoel Batista, 32, é professor do ensino
fundamental e estuda pedagogia na UEA (Universidade Estadual do
Amazonas), em Tabatinga. Ele foi um dos primeiros a assumir a
homossexualidade na aldeia Umariaçu 2. "Alguns me discriminam
–indígenas daqui, não-indígenas também. Fico calado, não falo nada. Eu
não ligo para eles", diz.

Clarício disse que contou aos pais que era gay aos 16 anos. "Meu pai
não me maltratava porque sempre gostei de estudar, sempre fiz tudo em
casa: limpeza, comida, lavar louça."

Questionado se foi pelo trabalho doméstico que ganhou respeito em
casa, ele confirmou. "Na verdade, eles [os pais] não queriam que eu
fosse assim [gay]. Eles não gostam. Dizem: ninguém gosta desse jeito."

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) escreveu que há registros de
homossexualidade entre índios desde ao menos o século 19. Em Mato
Grosso, ele estudou os cadiuéus, que chamavam o homossexual de kudina
–que decidiu ser mulher.

O cientista social e professor bilíngüe (português e ticuna) de
história Raimundo Leopardo Ferreira afirma que, entre os ticunas, não
havia registros anteriores da existência de homossexuais, como se vê
hoje.

Ele teme que, devido ao preconceito, aumentem os problemas sociais
entre os jovens, como o uso de álcool e cocaína.

"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não
existia", afirmou.

Fonte: Agência Folha / Folha Online

Fonte: http://napontadosdedos.wordpress.com/2008/07/28/indios-gays-sao-alvo-de-preconceito-no-am/

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