Pular para o conteúdo principal

Deputada Erika Kokay apresenta projeto barrando concessão de aeroportos

A deputada federal Erika Kokay apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 826/17, na Câmara dos Deputados, sustando o decreto presidencial que determinou a inclusão de treze aeroportos no Programa Nacional de Desestatização (PND). O decreto presidencial 9.180/17, assinado pelo presidente Temer em outubro de 2017, põem na mira de serem concedidos à iniciativa privada os seguintes aeroportos da Infraero: Barra do Garças (MT), Vitória (ES), Recife (PE), Várzea Grande (MT), Macaé (RJ), Juazeiro do Norte (CE), Bayeux (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Rondonópolis (MT), Sinop (MT) e Alta Floresta (MT). O projeto de Kokay será analisado agora na Câmara.


"A Infraero está ameaçada de perder seus aeroportos mais rentáveis para a iniciativa privada e se tornará dependente do Tesouro Nacional. Além disso, os aeródromos que permanecerem sob controle da empresa contarão com menos recursos para investimentos", destaca a deputada. "Existe o risco real de diminuição da infraestrutura aeroportuária disponível, com diminuição de horário de atendimento ao público e redução de investimentos", completa.
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) parabeniza a iniciatava da parlamentar, que desde as primeiras manifestações da categoria aeroportuária vem dando apoio incondicional à luta em defesa da Infraero. A deputada Erika Kokay (PT-DF), inclusive compareceu pessoalmente na manifestação realizada pelo Sina em Brasília. A parlamentar criou uma frente parlamentar em defesa da Infraero, além de promover audiências públicas no Congresso, onde compareceram massivamente os trabalhadores da Infraero e dirigentes do Sina, assim como o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, que teve que responder aos questionamentos dos aeroportuários e deputados aliados à luta em defesa da estatal.
Destaca-se, nas audiências realizadas, a ausência covarde e sorrateira do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, idealizador das concessões e privatizações pretendidas pelo governo Temer. O ministro pediu para trocar a convocação feita por Kokay por um convite e, então, simplesmente, 'deu o cano' na Comissão.

Ao longo de 2017, foram várias as manifestações organizadas pelo Sindicato, em todo o Brasil, com o objetivo de frear o processo neoliberal de concessão ou privatização dos aeroportos públicos geridos pela estatal.  (Com Agência Câmara de Notícias)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira Vídeo Completo Sem Cortes de Prisioneiro Sendo Morto Esmagado por Tanque de Guerra na Síria:

ATENÇÃO! CENAS FORTES. NÃO RECOMENDADO PARA PESSOAS MENORES DE 18 ANOS. IMAGENS CHOCANTES! Para ver esse vídeo acesse o link  https://www.ofimdostempos.com/estado-islamico-ei-isis/batalha-na-siria/2015/10/26/video-estado-islamico-isis-ei-mata-homem-esmagado-com-tanque-de-guerra/

Ministério Público pede bloqueio de bens de Lula

Por uso de dinheiro público para promoção pessoal O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília pediu à justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula da Silva, a quem acusa de improbidade administrativa por ter usado verba pública com claro intento de promoção pessoal. 23 Fevereiro 2011 Por:Domingos Grilo Serrinha, Correspondente no Brasil O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente. A acção interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula. A missiva avisava os reformados que um convénio estabelecido entre a Segurança Social e o até então desconhecido Banco BMG lhes permitia a partir de então pedirem empréstimos a juros baixos e sem qualquer bu