Buscar no blog

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ataque das Farc deixa 10 militares mortos e 21 feridos na Colômbia


Reuters | 12h22 | 15.04.2015

O ataque põe em xeque o cessar-fogo unilateral declarado pelo grupo durante conversas de paz com o governo

Cauca/Colombia – Dez militares colombianos foram mortos por rebeldes das Farc na província de Cauca nesta quarta-feira, 15/04, informou o Exército, e outras 21 pessoas ficaram feridas, apesar do cessar-fogo unilateral declarado pelo grupo durante conversas de paz com o governo, afirmaram autoridades.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mantiveram negociações de paz com o governo por mais de dois anos. O grupo declarou o cessar-fogo em dezembro do ano passado e na semana passada o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, prorrogou a suspensão de bombardeios em reconhecimento ao ato dos rebeldes.

O ataque, que ocorreu no município de Buenos Aires, em Cauca, ocorreu quando os soldados realizavam operações na zona em que as Farc têm forte presença."Foram atacados com artefatos explosivos, granadas e armas de fogo, o que ocasionou o assassinato de um suboficial e nove soldados profissionais", disse o Exército em comunicado.Diversos comentaristas da mídia disseram que os eventos poderiam colocar o cessar-fogo em dúvida e acabar com a trégua do governo em campos de guerrilha. O Exército"repreende este ato, cujos autores foram os narcoterroristas da quarta comissão da coluna móvel Miller Perdomo das Farc", disse o general Mario Valencia a jornalistas.

"Estou com a liderança militar me informando sobre os eventos... viajarei para a área hoje", disse Santos via Twitter.

"Esta é exatamente a guerra que queremos que acabe", completou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário